Qual a melhor opção para utilizar o cartão, na função débito ou crédito?

O uso dos cartões já ganhou reconhecimento e vêm se tornando mais frequente com o passar dos dias. Muitas pessoas utilizam dos cartões para proporcionar mais facilidade, segurança e agilidade no dia a dia. Com os cartões há a possibilidade fazer compras sem ter que sair de casa, tudo de maneira fácil e prática, assim como também se pode fazer comprar em lojas físicas diversas.

Os cartões podem ser aceitos nacionalmente e internacionalmente, isso vai depender da bandeira emitida no seu cartão assim como o pacote de serviços contratados, se é possível fazer compras fora do país de origem. A procura por cartões têm se tornado cada vez maior devido á crescente utilização e aceitação de muitas pessoas, utilizando-os como ferramentas essenciais no dia a dia.

Para ter um cartão de débito é necessário possuir uma conta em banco, já que a função débito é o uso do dinheiro online. Já para ter um cartão de crédito, o usuário pode ter conta em banco ou não, podendo o cartão ser feito em alguns estabelecimentos também. Os cartões de débito são utilizados para pagamentos á vista, tendo a segurança de não ter que levar dinheiro “vivo” para os lugares, sendo a sua principal vantagem. Outra associação feita ao uso dos cartões de débito é o controle sobre os gastos, já que para utilizar o cartão de débito é necessário que a pessoa já tenha dinheiro na conta.

Em contrapartida do uso do cartão de débito, como o dinheiro já esta na conta de cada usuário, em casos de perdas, se houver a utilização do cartão mediante senha, o dinheiro que está na conta será utilizado e muitas vezes não conseguindo fazer a recuperação, já que as transações são imediatas. Claro que na maioria dos bancos há limites de pagamentos e transações com o cartão de débito a fim de evitar danos irreparáveis aos correntistas.

Em alguns casos, os usuários podem contar com o serviço de cheque especial, que nada mais é um valor que o banco disponibiliza para caso o cliente faça uma transação com o cartão de débito e não tenha o valor disponível na conta. Isso pode ser um atrativo, porem todo valor utilizado do cheque especial gera multa e juros que são cobrados do cliente.

Já os cartões de crédito são utilizados para compras no geral tendo um prazo para pagamento da fatura do cartão. O uso dos cartões de crédito está ganhando cada vez mais espaço no mercado, pois além de trazer as vantagens de não ter que andar com dinheiro vivo, fazer compras de valores maiores, parcelar as compras, os cartões de crédito oferecem serviços de seguros diversos como proteção de compra, além de contar com benefícios exclusivos para seus usuários.

A principal desvantagem do cartão de crédito pode ser vista como uma vantagem também, que são os limites oferecidos pelos cartões. Os limites facilitam e auxiliam na hora de adquirir algo de um valor maior, porem também pode fazer com que as pessoas percam o limite e gastem além daquilo que possam pagar.

Entenda por quais motivos pode ter um pedido de cartão de crédito recusado